Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook
Início
Visite ÍlhavoVisit Ilhavo

Trilho Pedestre Entre a Ria e o Mar

A presença harmoniosa de natureza e tradição, cores e imagens duma terra rica de história, é a característica principal do percurso Entre Ria e o Mar. Para além da agradável sensação própria dum benéfico passeio, este percurso proporciona uma aliciante experiência de contacto profundo com o meio ambiente, à descoberta dos grandes e pequenos segredos que as povoações das praias da Barra e da Costa Nova oferecem.

 

                

 

O trilho inicia-se ao longo da praia, proporcionando a possibilidade de entrar em contacto direto com um ecossistema complexo, frágil e ao mesmo tempo fascinante, tornando-se numa autêntica viagem entre cores, sons e odores. Aqui, a paisagem dunar é sem dúvida a protagonista: o maravilhoso equilíbrio entre a ação dos ventos e a tenacidade das numerosas espécies de plantas moldaram, ao longo de séculos, esta costa, criando as dunas. E se a flora é diretamente responsável pela criação, manutenção e desenvolvimento natural do sistema dunar, constitui também um habitat ótimo para algumas espécies animais: desde pilritos e borrelhos, que se podem observar a correr velozmente ao longo do areal, aos vários mamíferos adaptados a estas condições tão particulares.

 

Ao caminhar para o interior, somos surpreendidos pela deslumbrante paisagem de transição entre o Mar e a Ria: dum lado as ondas do mar que, com toda a firmeza que lhes é característica, rebentam ao largo da costa; do outro as águas tranquilas da Ria, que espelham o azul do céu.

 

Ao longo da Beira Ria (Costa Nova), o espetáculo perante os nossos olhos muda totalmente: a vegetação, caracteristicamente ripícola, a fauna, semelhante àquela de estuários e de grandes lagos, e, por fim, a calmaria da Ria, onde os raios do Sol brilham produzindo milhares de faíscas sobre a superfície das águas. É um ecossistema extremamente rico em biodiversidade e cheio de vida.

 

Emoldurados nesta paisagem de harmoniosos contrastes, encontramos também testemunhos da tradição, da história e da cultura da gente que habita estes locais, como o Farol da Barra, que com os seus 62 metros de altura e 66m acima do nível do mar, desempenha há mais que um século um papel fundamental no controlo do tráfego marítimo.

 

Na Costa Nova, onde os típicos palheiros atestam as referências como charmosa estância balnear da segunda metade do séc. XIX, o pedestrianista poderá ainda confrontar-se com a vida frenética e pitoresca do Mercado do Peixe, com o fascinante espetáculo das proas das embarcações refletidas nas águas da Ria, no Cais dos Pescadores e com os sabores marítimos da gastronomia local.

 

O percurso proporciona uma experiência única, e foi também pensado para a prática de desportos com a corrida, o ciclismo, o ténis, o minigolfe, o futebol e os desportos náuticos praticados nestas praias e no Canal de Mira.

 

 

Ficha técnica:
Início/Fim: Farol da Praia da Barra
Âmbito: Cultural, Ambiental, Paisagístico e Desportivo
Tipo de Percurso: Pequena Rota por passadiços, passeios e areal
Distância: 11,5 km em circuito
Duração: cerca de 5 horas
Nível de Dificuldade: Baixo
Desníveis: irrelevantes
Cota Máxima atingida: 6 metros
Cota Mínima atingida: 0 metros
Época aconselhada: todo o ano

 

entre_a_ria_e_o_mar_flyer