Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook
Visite ÍlhavoVisit Ilhavo

Ihtiman (Bulgária)

Tendo como ponto de partida o Projeto “Língua”, desenvolvido entre a Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes (Ílhavo) e a Escola Secundária Cristo Botev, de Ihtiman, na Bulgária, o Município de Ílhavo celebrou, a 7 de agosto de 2007, um Acordo de Geminação com o Município búlgaro, cujo Protocolo foi assinado pela mão do Presidente da Câmara Municipal, Eng. José Ribau Esteves, e do Presidente da Câmara Municipal de Ithiman, Dr. Dimitor Bonev.
Durante a cerimónia, ambos os representantes manifestaram a sua intenção em aprofundar as relações de amizade estabelecidas entre si, muito em especial através da faixa etária mais jovem das suas populações, estimulando também o relacionamento entre os restantes cidadãos, nomeadamente ao nível de projetos de intercâmbio culturais, educativos e económicos.
 

O Projeto "Língua"

Partindo da ideia inicial de estabelecer uma ponte para o estudo das festas tradicionais de primavera realizadas em Portugal e na Bulgária, um grupo de 40 alunos e professores das Escolas Secundárias Dr. João Carlos Celestino Gomes, em Ílhavo, e Cristo Botev, de Ihtiman, criaram, durante o ano letivo de 2000/2001, o Projeto “Língua”.
 O principal objetivo deste projeto prendia-se com a elaboração de um álbum bilingue (em português e búlgaro) para divulgação destas tradições, tarefa que se tornava difícil sem a existência de um intercâmbio entre todos os seus intervenientes. Foi assim que, durante os dias 26 de março e 3 de abril de 2001, um grupo de jovens alunos da Escola Secundária de Ihtiman, liderado pela professora búlgara a quem se deve a ideia de intercâmbio, Iordanca Kolarova, se deslocou a Ílhavo, visitando quer o Município, quer a Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes, sua parceira no Projeto.
A gentil e produtiva visita búlgara foi retribuída pelos nossos alunos, que viajaram até à Bulgária em junho do mesmo ano, levando na bagagem alguns dos cantares e danças populares do nosso Município, numa oportunidade única de vivenciar novas experiências e novas culturas e, também, de promover além fronteiras as tradições da sua terra-natal.
 

A Cidade de Ihtiman

A cidade de Ihtiman está localizada na parte ocidental da Bulgária, mais concretamente na província de Sófia.
Durante os Impérios Romano e Bizantino, Ihtiman tinha um importante papel enquanto cidade guardiã dos caminhos para o Golfo de Bósforo, dada a sua localização privilegiada no vale das montanhas de Ithimanska Sreda Gora, sendo então chamada de “Spiton”. O seu atual nome foi dado pelo Império Otomano (Turco), durante as invasões do século XIV.
Com perto de 20.000 habitantes, Ihtiman é atualmente conhecida pelas suas belas paisagens campestres e pelos seus campos de Golfe, que fazem as delícias dos adeptos búlgaros desta modalidade desportiva e de lazer.