Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook
Visite ÍlhavoVisit Ilhavo

Newark (EUA)

Com uma forte e numerosa comunidade de emigrantes residente nos Estados Unidos há várias décadas, o Município de Ílhavo celebrou, no dia 7 de junho de 2000, um Acordo de Amizade com o Município de Newark, constituindo como prioridade para a sua criação o fortalecimento das relações entre ambos, numa aposta da sua promoção cultural, social e económica além fronteiras.
 No âmbito desse Acordo, que visa em especial a permanente ligação com a comunidade de emigrantes ilhavenses residente em Newark, promovendo o seu desenvolvimento e valorização social e política, e como forma de aprofundar o relacionamento com os seus concidadãos, a Câmara Municipal de Ílhavo tem-se deslocado regularmente à cidade norte-americana, marcando presença e participando ativamente nas Comemorações do Dia 10 de junho – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, realizadas em Newark há trinta anos, em ambiente de grande festa, testemunhado por mais de um milhão de pessoas.
 Em 2007, aquando da visita da comitiva ilhavense a Newark foram entregues ao Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Eng. José Ribau Esteves, as chaves da Cidade, pela mão do Mayor de South River, Cidade Vizinha. Em 2008, no âmbito das Comemorações do Feriado Municipal, a Câmara Municipal de Ílhavo condecorou Jack Coelho, “Embaixador” do nosso Município, com a Medalha do Concelho em Vermeil, como reconhecimento do seu trabalho desenvolvido em prol da Comunidade Ilhavense em Newark, assim como em várias ações de promoção da nossa Terra, Gentes e Cultura em terras americanas.
 Uma iniciativa de grande importância por parte da comunidade de emigrantes ilhavenses residentes em Newark é o Piquenique para a Angariação de Fundos para a Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo, realizado por diversas vezes, num gesto de grande dedicação, generosidade e solidariedade dos nossos concidadãos, no apoio a projetos de grande relevância para o Município, que trazem sempre no Coração.
Decorrida mais de uma década após a celebração do Acordo de Amizade, os Município de Ílhavo e Newark mantêm muito estreitos os laços que visaram a sua parceria, tendo como ponte de ligação a comunidade de emigrantes ilhavenses que reside na cidade americana há largas décadas.
 

A Cidade de Newark

Newark é a cidade mais populosa do estado americano de Nova Jérsia, e uma das principais cidades da Região Metropolitana de Nova Iorque. Com uma área geográfica de 63 km2 e uma densidade populacional de 4.400 habitantes/km2, o Município de Newark foi fundado em 1666 e elevado a Cidade em 1836, possuindo uma das maiores comunidades portuguesas dos Estados Unidos, nomeadamente de emigrantes ilhavenses.
Atualmente, Newark é um moderno centro comercial, industrial e financeiro, e onde se encontra o segundo principal aeroporto da zona metropolitana de Nova Iorque, que movimenta quase 30 milhões de passageiros anualmente.