Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook
Visite ÍlhavoVisit Ilhavo

O grande desafio - O Futuro

cm-ilhavo-1.jpgMunicípio desde sempre ligado à Faina do Mar, Ílhavo começou no século XVI a viver a epopeia do bacalhau nos gélidos mares do Norte, que tanto o havia de celebrizar. A localização privilegiada e a vocação marítima, propiciou o aparecimento de zonas portuárias, particularmente de pesca longínqua, com todas as atividades de construção e reparação naval, bem como indústrias de secagem e de frio, que foram um fator marcante no desenvolvimento económico e social, a par do Comércio, da Agricultura e do crescimento das suas infraestruturas.

A este respeito, o ano de 2008 foi particularmente marcante para o Município, que comemorou os 110 Anos da sua Restauração. Durante doze meses foram realizadas diversas e importantes iniciativas, com a marca distintiva de tão importante acontecimento na vida de todos os Munícipes, nomeadamente a inauguração do Centro Cultural de Ílhavo, das Ciclovias da Ponte e da Praia da Barra e do renovado espaço do Jardim Oudinot, devolvido à população como o maior e melhor parque ribeirinho da Ria de Aveiro da atualidade e que acolhe desde então, em agosto, o Festival do Bacalhau. Outro excecional acontecimento em 2008 foi a Regata dos Grandes Veleiros, o maior evento náutico alguma vez realizado na Região, que regressou em 2012 com o Ílhavo Sea Festival.

Também os últimos anos foram muito importantes para a realização de mais e melhor desenvolvimento no Município, com a aprovação do financiamento de vários projetos, pelos Fundos Comunitários do QREN, nomeadamente a Regeneração Urbana do Centro Histórico de Ílhavo, a Via de Cintura Nascente a Ílhavo, o Grupo de Ação Costeira da Ria de Aveiro (para apoio do setor da Pesca), o Cluster do Mar, entre outros.

Outros projetos, realizados em parceria com várias entidades públicas e privadas, encontram-se também em desenvolvimento, como o Polis da Ria – Operação Integrada de Requalificação e Valorização da Ria de Aveiro, o Parque da Ciência e da Inovação da Universidade de Aveiro, que motivou a alteração do Plano Diretor Municipal de Ílhavo, e onde está instalado o CIEMar-Ílhavo (Centro de Investigação e Empreendedorismo)