“A Caverna” de José Saramago é o livro da terceira sessão da Comunidade de leitores

Comunidade de leitores 1 1024 2500
24 Abril 2018

O dia 26 de abril, quinta-feira, foi a data escolhida pela Câmara Municipal de Ílhavo para realizar, na Biblioteca Municipal, a terceira sessão da Comunidades de Leitores que se debruça sobre a obra de José Saramago, “A Caverna”.

A partilha das várias e distintas experiências de leitura, por parte dos participantes, será moderada pela professora Maria Helena Malaquias e terá início às 21:00 horas.

As Comunidades de Leitores (também apelidadas de grupos de leitores) são grupos que se reúnem periodicamente para conversar sobre livros.

A experiência da leitura é sempre íntima e individual, feita em casa por cada um dos participantes. Essa experiência é, em cada sessão, enriquecida pela partilha de opiniões, comentários e pontos de vista, permitindo a descoberta de outras formas de interpretar o livro lido.

O objetivo destas reuniões é partilhar o prazer da leitura com outros leitores, descobrindo e confrontando pontos de vista dos participantes sobre o que leram sendo, por isso, recomendável (mas não fator de exclusão) a leitura prévia de cada livro em análise.

Maria Helena Malaquias

Licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Dedicou a maior parte da vida profissional ao ensino e à formação de Professores, percorrendo vários níveis e tipos de ensino. De tudo o que fez nesta fase, salienta como mais enriquecedor o apoio a jovens com necessidades educativas especiais, a insistência na correta utilização da expressão escrita enquanto forma de comunicação em todas as áreas, e o ensino da literatura, sobretudo a que inclui autores portugueses.

Já aposentada, dedica-se à solidariedade, tendo pertencido, na última década, aos órgãos sociais do CASCI e à Direção da Associação de Solidariedade Social dos Professores.

Datas das próximas sessões da Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal de Ílhavo:

• 24 de maio;
  • 27 de setembro;