CMI formaliza 19 acordos de colaboração com as Associações de Pais do Município

Acordos com apais 1 1024 2500
08 Março 2018

A Câmara Municipal de Ílhavo celebrou, no dia 7 de março, Acordos de Cooperação  com 19 Associações de Pais dos estabelecimentos de ensino do Município, num investimento que ronda os 350 mil euros, disponibilizados para o presente ano letivo.

A verba concedida pela Autarquia, e enquadrada nos protocolos agora assinados, permite às Associações de Pais uma gestão das suas estruturas, dos seus compromissos e encargos com atividades ligadas, muito particularmente, ao pré-escolar e ao 1.º Ciclo no que se refere à parceria de cogestão das Atividades de Animação e Apoio à Família, bem como da Componente de Apoio à Família.

Neste ano letivo, a Câmara Municipal de Ílhavo renova a aposta no apoio financeiro às Associações de Pais das EB 2,3 e Secundárias com o intuito de apoiar projetos de especial relevância para os jovens do município.

A cerimónia de assinatura dos acordos foi conduzida pelo Vereador com o Pelouro da Educação, Tiago Lourenço, que destacou a importância do valor protocolado que, para a Câmara Municipal, «não é visto como uma despesa mas sim como um investimento na educação».

O trabalho e o papel das Associações de Pais foi largamente elogiado, tendo sido ainda realçado o seu contributo para a educação das crianças e jovens do Município.

Os protocolos celebrados são o resultado de um trabalho intenso desenvolvido numa relação estreita entre a Câmara Municipal de Ílhavo e todas as Associações de Pais num modelo que se afigura eficaz, mesmo que merecedor de alguns ajustamentos futuros, nomeadamente no que diz respeito à dinamização das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) que, no próximo ano letivo, será assegurada, na integra, pela autarquia, dispensando as associações dessa responsabilidade.

O Vereador Tiago Lourenço referiu ainda o compromisso que está assumido da elaboração de um regulamento comum a aplicar a todas as Associações de Pais do pré-escolar e do 1.º ciclo porque a Câmara Municipal entende que «é importante haver uma equidade na responsabilização que é solicitada às famílias e aos Encarregados de Educação» para que, no Município, «em circunstâncias iguais sejam aplicadas regras iguais a todos».

O momento foi ainda de eleição dos dois elementos representantes das Associações de Pais do Município a integrarem o Conselho Municipal de Educação estrutura consultiva municipal, no âmbito da Educação, para este novo mandato.

A sessão de assinatura dos Acordos de Cooperação com as Associações de Pais serviu igualmente para a apresentação da nova Chefe da Divisão da Educação e Desporto em regime de substituição, Eva Oliveira.