Câmara Municipal de Ílhavo promove ações de sensibilização sobre a “Proteção de Edificações – Limpeza de Terrenos” junto dos munícipes

Limpeza de terrenos 1 1024 2500
27 Fevereiro 2018

Esta quinta-feira, dia 1 de março, comemora-se o Dia Internacional da Proteção Civil, que este ano evoca o tema “O Papel da Proteção Civil e das Instituições Nacionais para uma Gestão Mais Eficiente das Catástrofes”, que sublinha a importância da coordenação de esforços entre os serviços de Proteção Civil e os cidadãos para prevenir e responder à catástrofe de modo eficiente.

No Município de Ílhavo, à semelhança de anos anteriores, a comemoração deste dia estender-se-á de 1 a 22 de março através da realização de várias ações de sensibilização à população em geral, e mais concretamente a todos os proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que, a qualquer título, detenham terrenos confinantes a edifícios inseridos em espaços rurais.

Assim, e no âmbito da campanha de Prevenção em Espaços Rurais que a Câmara Municipal de Ílhavo se encontra a promover desde janeiro, vão ser dinamizadas quatro Sessões de Sensibilização/Esclarecimento sob o mote “Proteção de edificações – Limpeza de Terrenos”, pelas 18h30, com a seguinte calendarização e locais:

1 de março, quinta-feira

Local: Centro Nossa Senhora da Paz - Vale de Ílhavo

2 de março, sexta-feira

Local: Salão Nobre da JF Gafanha da Encarnação

5 de março, segunda-feira

Local: Salão Nobre da JF Gafanha do Carmo

7 de março, quarta-feira

Local: Sede da Associação de Moradores da Senhora dos Campos

O objetivo é alertar para os perigos do absentismo na gestão dos espaços, divulgar a forma de executar a gestão obrigatória, assim como as responsabilidades (e coimas) que serão ativadas a quem não cumprir o estipulado pelos diplomas legais (nomeadamente a Lei 76/2017 de 17 de agosto).

Acreditando que a Prevenção e a Cultura de Segurança devem iniciar-se com os cidadãos mais novos, estimulando a ideia de que a proteção da floresta é uma responsabilidade de todos e para todos, vão realizar-se ações de sensibilização para a prevenção contra os incêndios e proteção dos recursos florestais, nas duas Escolas Secundárias do Município de Ílhavo dirigidas aos alunos do 10.º ano.

Estas sessões contam com a participação dos diferentes agentes (Câmara Municipal de Ílhavo, Guarda Nacional Republicana e Bombeiros Voluntários de Ílhavo).

Também no dia 28 de março (quarta-feira), pelas 15h00, vai decorrer no âmbito da atividade "Falar+" uma conversa sobre a “Floresta Amiga”, dinamizada pelo Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Ílhavo.

Esta é uma atividade gratuita, especialmente dirigida aos jovens, que terá lugar no Fórum Municipal da Juventude da Gafanha do Carmo.

Será ainda dinamizado um Exercício de Evacuação/Simulacro “Proteção de Pessoas e Bens".

Cartaz Sessões de Sensibilização "Proteção de Edificações - Limpeza de Terrenos"