Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Câmara Municipal de Ílhavo felicita 19 empresas PME líder 2017

Cmi1 1 1024 2500
06 Fevereiro 2018

O Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo expressa publicamente as maiores felicitações às 19 empresas sediadas no Município declaradas “PME Líder 2017”, após resultados divulgados pelo IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, I.P. (já no decurso deste ano) e que confirmam esse estatuto.

 

O reconhecimento deste importante estatuto espelha a importância que se reveste o tecido empresarial e comercial, e o papel que assumem as empresas no desenvolvimento social e económico do Município de Ílhavo, estando a Autarquia empenhada em promover políticas territoriais e financeiras que potenciem esse desenvolvimento e o contributo de mais empresas, comércio e serviços para o crescimento e afirmação da região.

 

O Instituto tutelado pelo Ministério da Economia reconheceu o mérito empresarial, referente a 2017, às empresas, comércio e serviços ilhavenses: Alviz - Alumínios de Viseu, Lda. (com sede em Ílhavo); Bento & Nascimento, Lda.; Centralrest, Lda.; Centroassist, Lda.; Decordecal - Indústria de Decalques e Porcelanas Finas, S.A.; Farmácia Senos - Unipessoal, Lda.; Induporta - Indústria de Portas e Automatismos, Lda.; A. I. S. I. - Aços Inoxidáveis do Centro, Lda.; Mar Lusitano - Produtos Alimentares, Lda.; Pala - Miguel & Reis, Lda.; Paulo Mano - Comercio e Reparação Automóvel Lda; Pedro França, S.A.; Pinto & Gorete - Confecções, Lda.; Prosistav - Projectos e Sistemas de Automação, Lda.; Testa & Cunhas, S.A. e Xavisub - Mergulhadores Profissionais, Lda.
A estas empresas acrescem ainda Arte do Tempero, Unipessoal, Lda.; Confeitaria Coza Nova, Lda. e Toucedo & Filhos, Lda, reconhecidas igualmente PME Líder 2017 numa parceria com o Turismo de Portugal, entidade que gere, no âmbito do selo de reputação empresarial, o universo das empresas na área do turismo.

 

As empresas que viram o seu estatuto reconhecido e certificado pelo IAPMEI representam sectores ligados a áreas de negócio como o comércio de metais e minerais; comércio de produtos alimentares; reparação e manutenção de máquinas e equipamentos; impressão; comércio de produtos farmacêuticos; materiais para a construção; transformação de produtos da pesca e da aquicultura: comércio automóvel; pesca marítima; confeção de vestuário; instalação de máquinas e equipamentos industriais; e serviços. As três empresas reconhecidas pelo Turismo de Portugal estão relacionadas com o sector da restauração.

 

O estatuto PME Líder é um selo de reputação de empresas criado, em 2008, pelo IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, I.P. para distinguir o mérito das PME nacionais com desempenhos superiores, e é atribuído em parceria com o Turismo de Portugal e um conjunto de mais de uma dezena de Instituições Bancárias, tendo por base as melhores notações de rating e indicadores económico-financeiros.

 

A atribuição do reconhecimento de PME Líder é sustentada por um conjunto largo de critérios dos quais podemos destacar o natural reconhecimento da condição de PME; uma relevante “capacidade de escrutínio” do sistema bancário com um nível mínimo adequado de rating; ter a situação regularizada perante a Autoridade Tributária, a Segurança Social, o IAPMEI e o Turismo de Portugal; não se encontrar em situação de reestruturação financeira e ou de insolvência; ter tido um Resultado Líquido Positivo em 2016; ter uma Autonomia Financeira em 2016 igual ou superior a 30% (Capitais Próprios/Ativo); ter tido um Volume de Negócios em 2016 igual ou superior a 1.000.000,00 € (1 milhão de euros) e ter, no mínimo, oito trabalhadores. Este estatuto PME Líder 2017 é válido até 15 de setembro de 2018.