Visite Ílhavo Visit Ilhavo

Museu Marítimo de Ílhavo comemora Dia Nacional do Mar no próximo sábado

2017/11/14
Dia nacional do mar 2017 1 715 9999

No próximo sábado, 18 de novembro, o Museu Marítimo de Ílhavo comemora o Dia Nacional do Mar, que se celebra a 16 de novembro. A efeméride é assinalada com diversas iniciativas que marcam igualmente o encerramento das comemorações do 80º aniversário do Museu.

A tarde do próximo sábado conta com vários momentos de destaque, como a apresentação do livro “Traços de Construção Naval em Madeira”, de António Marques Silva, a entrega dos Prémios do 4.º Concurso de Modelismo Náutico do Museu Marítimo de Ílhavo e uma visita especial à exposição “Invisível”, de Hermano Noronha, Alexandre Sampaio, Ricardo Raminhos e João Malaquias, que encerra o dia comemorativo. Além disso, no sábado de manhã, há oficinas para famílias e, à noite, os mais novos dormem com os bacalhaus, em mais uma Noite no Museu que esgotou rapidamente.

As comemorações do Dia Nacional do Mar decorrem a partir das 10:30. Todas as atividades são gratuitas.

10h30 e 15h30 Oficinas para famílias *

Visitar o Museu Marítimo de Ílhavo é, por si só, uma viagem inesquecível. Visitá-lo em família é ainda melhor! Para assinalar o Dia Nacional do Mar, o Museu convida as famílias a percorrer as salas de exposição e a colocar a criatividade à prova. Seja com papel ou tintas, de tesoura ou lápis na mão, pais e filhos terão oportunidade de conhecer as coleções de uma forma diferente, através de diversas oficinas.

16:00 Sessão do Dia Nacional do Mar e encerramento das comemorações dos 80 anos do Museu

Apresentação do Livro de António Marques da Silva, "Traços de Construção Naval em Madeira"

Com uma linguagem de grande rigor técnico, mas acessível, e um conjunto de desenhos explicativos, o autor descreve, com o pormenor suficiente, como é construído o casco em madeira de um navio veleiro, como são os seus mastros - o “arvoredo”- e como se procede ao seu mastrear e desmastrear, como se aparelha um navio de vela depois de mastreado, a máquina do leme, o molinete e a amarra, quais são os indispensáveis trabalhos de conservação de um navio de madeira e, para terminar, qual o seu aparelho vélico. Apesar da sua natureza técnico-marítima, este livro está escrito na primeira pessoa, com amor e com sentido de missão. Escrito na primeira pessoa porque são do autor todos os desenhos que o ilustram, resgatados do “baú” onde estão arquivados os seus minuciosos trabalhos de uma vida, e porque o texto, recolhido das suas “memórias”, reflecte, em tudo o que está descrito, a vivência prática de quem ao longo de muitos anos foi actor maior no palco de uma realidade bem dura que era a vida a bordo dos navios veleiros da pesca do bacalhau.

Entrega dos Prémios do 4.º Concurso de Modelismo Náutico do Museu Marítimo de Ílhavo

De periodicidade bienal, o Concurso de Modelismo Náutico MMI tem como objetivo promover a cultura náutica como forma de expansão da Cultura Marítima, em geral, e a consolidação do projeto sociocultural do Museu Marítimo, em especial. Como entidade promotora e patrocinadora, a Câmara Municipal de Ílhavo atribui, através da decisão do júri constituído para o efeito, o Prémio de Modelismo MMI “especial 80 anos” no valor de 4.500 euros, acrescendo 1.000 euros ao valor do prémio habitual ficando a obra premiada a constituir propriedade da Câmara Municipal de Ílhavo e integrada no espólio do Museu Marítimo.

17h30 Visita Especial à Exposição “Invisível”, de Hermano Noronha, Alexandre Sampaio, Ricardo Raminhos, João Malaquias

“Invisível” é um projeto fotográfico que promove o diálogo entre as peças da exposição permanente do Museu Marítimo de Ílhavo e a invisibilidade das peças que estão em reserva, propondo uma leitura complementar e enriquecedora das coleções do Museu. Esta exposição, inserida nas várias salas da exposição permanente, pretende estimular o diálogo sobre o papel dos museus como instrumentos de preservação e legitimação de objetos e narrativas.

21h30 Noite no Museu - Dormir com os Bacalhaus

No Museu Marítimo de Ílhavo, as luzes apagam à noite? Os peixes dormem? Estas e outras perguntas terão resposta para os mais novos que no próximo sábado dormirão com os bacalhaus, em mais uma Noite do Museu, já esgotada, em que 20 crianças têm a oportunidade inesquecível de pernoitar no Aquário dos Bacalhaus.

Museu Marítimo de Ílhavo
Centro Cultural de Ílhavo