Visite Ílhavo Visit Ilhavo
Loja Online Online Store

Exposição internacional “Fazer Sentido” patente em cinco espaços no Município de Ílhavo

2017/10/02
Fazer sentido 1 715 9999

Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, Casa da Cultura de Ílhavo, Museu Marítimo de Ílhavo, Museu Vista Alegre e Biblioteca Municipal de Ílhavo: são estes os cinco espaços que, até 30 de dezembro, acolhem nas suas instalações cerca de uma centena de trabalhos de 34 artistas, nacionais e internacionais, de 13 países diferentes.

O desafio partiu da Art-Map, através da curadora Madina Ziganshina, ao projeto cultural 23 Milhas, e vai juntar o resultado de oito residências na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré aos trabalhos de outros artistas convidados.

Nas residências artísticas, que aconteceram a partir de abril deste ano, os artistas foram convidados a criar a partir dos materiais e do imaginário do território ilhavense. Algumas das obras presentes na exposição foram trabalhadas a partir de materiais cedidos pela comunidade piscatória, empresas e indústrias da região.

Os trabalhos exploram ainda técnicas e expressões distintos, com trabalhos de pintura, escultura, instalação, vídeo, colagem, etc., numa exposição eclética que desafia o público a percorrer os cinco espaços do Município de Ílhavo que fazem parte do projeto.

Além disso, paralelamente à exposição, é promovido um ciclo de atividades com participação de artistas. oficinas, apresentações, conversas com os artistas e um concerto.

No segundo sábado de cada mês (14 outubro, 11 novembro, 9 de dezembro), entre as 10:30 e as 12:30, há visitas guiadas à exposição, com transporte assegurado entre os espaços.

Todas as semanas, um artista presente na exposição estará disponível para visitas à exposição e conversas destinadas tanto aos alunos do Ensino Secundário como ao público em geral. As datas e horários estarão disponíveis nas redes sociais do 23 Milhas e na página www.23milhas.cm-ilhavo.pt.

A exposição, com a curadoria de Madina Ziganshina e o apoio do 23 Milhas, fica patente até 30 de dezembro.

Artistas:

Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré:

António J. Rocha, Portugal - Carlos Teixeira, Portugal - Catarina Machado, Portugal - João Sousa Pinto, Portugal - José Rosinhas, Portugal - Maja Kirovska, Macedónia - Marisa Piló, Portugal - Patrícia Ferreira, Portugal - Sandra de Jaume, Espanha - Sharon Peretz, Israel

Casa da Cultura de Ílhavo:

Adalberto, Portugal - Alessandra Sequeira, Costa Rica - Andreas Gruner, Alemanha - David Ian Bickley, Irlanda - Emma Brack, Noruega - Irena Paskali, Alemanha - Letícia Larín, Brasil - Luis Filipe Rodrigues, Portugal
Marisa Piló, Portugal - Matej Tomažin, Eslovénia - Merna Liddawi, Inglaterra - Miguel Neves de Oliveira, Portugal - Mina Kouzouni, Grécia
Pin Vega, Espanha

Biblioteca Municipal de Ílhavo:

Egle Grunfeld, Israel - Kathleen Kuchera, Estados Unidos - María X. Fernández, Espanha - Piotr Pandyra, Polónia

Museu Marítimo de Ílhavo:

José Plácido, Portugal

Museu Vista Alegre: