C.M. Ílhavo - Voltar ao início
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã
Visite Ílhavo Visit Ilhavo
Loja Online Online Store

Município de Ílhavo estreita laços com Galiza

2017/08/12
Fb2017 1 715 9999

O Município de Ílhavo recebe Espanha, através da região da Galiza, como país convidado da edição deste ano do Festival do Bacalhau.


Depois da visita de uma comitiva de Ílhavo a Laxe no passado 1 de agosto para a inauguração da terceira itinerância da exposição “A Saga do Bacalhau” na costa da Galiza, a Câmara Municipal de Ílhavo retribuiu com a celebração do Dia da Galicia – Espanha no Festival do Bacalhau 2017.


A visita da comitiva galega iniciou-se no Museu Marítimo de Ílhavo, prosseguindo em cerimónia protocolar de hastear de bandeiras no recinto do Festival do Bacalhau, com intervenções do Vereador da Cultura, Paulo Costa, de Evaristo Lareo Viñas, Presidente del Galp Costa da Morte, de Rosa María Quintana Carballo, Conselleira do Mar da Xunta da Galicia e de Fernando Caçoilo, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo. No final da sessão foi assinado o documento de compromisso de adesão do Museu Marítimo de Ílhavo à REMA – Rede de Espaços Museísticos Atlânticos e uma breve visita ao Pavilhão Terra e Mar.


Este encontro de culturas entre Ílhavo e as comunidades marítimas da Galiza serviu para estreitar laços de afinidade entre os dois territórios. Foi uma celebração do património coletivo, promovendo não só o bacalhau como produto de excelência, mas também trazendo ao Festival do Bacalhau demonstrações, exposições e diversas atividades desta região de Espanha, com destaque para projeto “Enredadas”, atividades para crianças e um showcooking com o chef galego Álvaro Villasante.


Este ano, e depois de no ano passado a Islândia ter sido o país convidado do Festival do Bacalhau, o Município de Ílhavo recebeu a Galiza, que se fez representar pela Conselleira do Mar da Xunta da Galicia, Diretora geral Desenvolvimento Pesquero, Gerente Fundação Artesania, Representantes dos GALP (Grupos de Ação Local Pesquera) da Galiza, Alcaldes de Laxe, A Laracha e Cabana de Bergantiños, Concelleiro de Comercio e Turismo de Laxe, Representantes do Proxecto Morada Atlántica e Representantes das associações de Redeiras.

 

Museu Marítimo de Ílhavo
Centro Cultural de Ílhavo
Biblioteca Municipal de Ílhavo
Forum Municipal da Juventude
CROACI
EMER
Skate Park
Ecocentro Municipal