Visite Ílhavo Visit Ilhavo

Festival do Bacalhau leva alguns dos melhores Chefs do país ao Jardim Oudinot

2017/08/08
Chakall teka 1 715 9999

Nem só de pratos feitos se faz o Festival do Bacalhau. A partir de quarta-feira, e ao longo de cinco dias, quase duas dezenas de showcookings criam momentos de saber e partilha entre o público e alguns dos Chefs mais conceituados a nível nacional.

No dia de abertura, o Chef Chakall regressa ao Pavilhão Terra e Mar, a partir das 21h00, para mais um momento de cozinha ao vivo. O chef argentino faz showcookings e workshops pelo mundo inteiro. Chakall aposta nos produtos tradicionais, na vivência da cultura e tradições locais, na descoberta de pessoas autênticas.

Quinta-feira, os showcookings arrancam logo às 14h00, com a Delta, às 17h00, segue-se o Chef Paulo Morais, um dos pioneiros da confeção de sushi em Portugal, contando já com mais de 25 anos de carreira. Para além dos seus próprios restaurantes e da autoria de cartas em alguns dos principais restaurantes japoneses, Paulo Morais dedica parte do seu tempo precisamente a partilhar o seu conhecimento na Escola Superior de Hotelaria do Estoril e na Escola de Sushi da Everything About Sushi. A carta da Home True Sushi, cujo sushi estará presente nos concertos das “Noites do Porão”, no Navio Museu Santo André, é da sua autoria. Ainda no dia 10, às 18h00, há showcooking da “Teka para miúdos” com Udine Peixe e, à noite, é Cátia Goarmon, mais conhecida por “Tia Cátia”, quem leva os seus segredos ao Pavilhão Terra e Mar. "Os Segredos da Tia Cátia", inicialmente um programa, agora também um livro, foca a sua ação em três protagonistas: Cátia, a sua casa e a comida. Do habitual cenário da sua quinta para o Jardim Oudinot, alguns dos segredos e truques de Cátia Goarmon para conhecer no Pavilhão Terra e Mar.

Sexta-feira arranca com mais um showcooking da Delta, às 14h00, a que se segue, às 17h00, a Sal Tal Qual/ Algaplus. Às 18h30 de sexta-feira há mais um “Teka para miúdos” com Udine Peixe e à noite, na celebração do Dia da Galiza no Festival do Bacalhau, o showcooking do Chef Alvaro Villasante, proprietário e chef do restaurante Paprica, em Lugo, na Galiza, um dos elementos da forte presença da região galega no evento deste ano.

No sábado, o Pavilhão Terra e Mar abre com a Delta às 14h00, seguindo-se um showcooking da Docapesca, às 17h00. Às 18h30, o Chef Tony Martins promove mais um “Showcooking para miúdos”. O dia fecha com o carismático Chef Pedro Jorge. Depois do sucesso da sua participação no programa MasterChef Júnior, na TVI, Pedro Jorge nunca mais parou. O Festival do Bacalhau recebe-o agora num showcooking em que além de trabalhar todo o potencial do fiel amigo, aplicará o ingrediente chave de todas as suas receitas e do seu sucesso mediático: um carisma bem apurado.

No último dia do Festival do Bacalhau, é a vencedora do concurso “O meu bacalhau é melhor que o teu”, Anabela Pequeno, que abre a maratona de showcookings no Pavilhão Terra e Mar, a partir das 14h00, cozinhando e partilhando as dicas da sua receita de chora de bacalhau com o público. Às 17h00 há showcooking “Horta da Ria” com o Chef Ricardo Marques, do Hotel Montebelo Vista Alegre e o último “Teka para miúdos” é com o chef Tony Martins.

Os showcookings terminam com o Chef Daniel Cardoso que, depois de se destacar no concurso MasterChef Portugal, foi construindo um caminho de sucessos e surpresas. Organizou um crowdfunding para abrir um restaurante – Le Moustache Smokery – em que fuma todos os pratos, desde o bacalhau, à cavala ou ao carapau, com madeiras de vários sabores, adaptando ao nosso país esta técnica norte-americana. Atualmente tem um restaurante, o Armazém da Alfândega, em Aveiro.

Museu Marítimo de Ílhavo
Centro Cultural de Ílhavo