Amanhã

80 anos do Museu Marítimo de Ílhavo oferecem programação especial do Dia Internacional dos Museus

2017/05/16
Dia internacional dos museus 1 715 9999

De 18 a 20 de maio, o Museu Marítimo de Ílhavo comemora o Dia Internacional dos Museus, assinalado anualmente a 18 de maio, com um conjunto de atividades destinadas a diversos públicos. Destaca-se a inauguração de uma extraordinária exposição de fotografia, a estreia de um projeto de teatro comunitário, um workshop de escrita criativa marítima e a abertura das reservas do Museu a visitas regulares.

Na quinta-feira, o Museu Marítimo de Ílhavo e o Navio-Museu Santo André têm entrada gratuita das 10 às 18 horas. O primeiro dia marca, também, a abertura da Sala das Conchas renovada e ampliada. Também no dia 18 se assinala o início das visitas às reservas do Museu, uma iniciativa de valorização das coleções que permite celebrar os 80 anos de vida do museu e que reflete a sua relação intensa com a comunidade. Um imenso conjunto de miniaturas de embarcações, objetos, artefactos e obras de arte de várias épocas e artes piscatórias compõe as Reservas do Museu Marítimo de Ílhavo. Estas visitas podem ser feitas regularmente, mediante marcação prévia.

A fechar o primeiro dia, a estreia do projeto de comunidade “Mar”, de Miguel Torga, coordenado por Alexandre Sampaio. Num trabalho com a comunidade, que envolve atores amadores, músicos e bailarinos, o encenador trabalhou a obra de 1941, que evoca uma aldeia piscatória e a pesca de bacalhau. A peça, que contou com meses de preparação conjunta, será exibida de quinta-feira a sábado, a partir das 21:30, no Museu Marítimo de Ílhavo.

Sábado é dia de escrita criativa marítima e conservação museológica

O mar presta-se a grandes e belas narrativas. A grandeza e o mistério sempre atraíram escritores e poetas. A escritora e jornalista Filipa Melo aproveita essa tendência para, ao longo do dia de sábado, promover um workshop de escrita criativa marítima em que desafia as pessoas a reler alguns textos, dos autores clássicos aos contemporâneos, e a criar outros sobre temas marítimos. A oficina de escrita é destinada ao público adulto e limitada a 15 participantes.

Também ao longo dia de sábado, mas para todas as faixas etárias, lança-se o desafio “Conservador por um dia”. Dos 8 aos 80, será possível acompanhar de conservação do Museu e conhecer a área das reservas.

O principal destaque da comemoração do Dia Internacional dos Museus é a inauguração, marcada para o dia 20, sábado às 17:30, da exposição “Mar Nosso - Fotografia de Artur Pastor”. O catálogo será apresentado nesse mesmo momento. Trata-se de uma belíssima exposição, construída em cooperação com o Arquivo Municipal de Lisboa e Artur Pastor (filho) que reúne numa só narrativa inúmeras histórias de homens e mulheres do mar. Artur Pastor (1922-1999) foi um dos grandes fotógrafos do século XX. Estas 74 fotografias, muitas delas nunca exibidas, promovem o encantamento pelo mar e permitem conhecer as comunidades marítimas portuguesas num tempo mítico que marca o nosso imaginário.

18 quinta-feira

» 10:00 – 18:00 Dia Aberto
Museu Marítimo de Ílhavo e Navio-Museu Santo André
» A partir das 10:00