C.M. Ílhavo - Voltar ao início
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã
Visite Ílhavo Visit Ilhavo
Loja Online Online Store

Festival do Bacalhau consolida-se como festival para a família

14 de Agosto de 2017
Festival do bacalhau 2017 1 715 9999

Chegou ontem ao fim o maior Festival do Bacalhau do país, completando assim uma década de edições de um evento, que tem vindo a crescer de ano para ano, não só em termos de volume de público, como em termos de qualidade e de diversidade de ações do programa.


Com um balanço inquestionavelmente positivo, a edição 2017 representa o atingir da maturidade plena deste modelo de festival, iniciado em 2014 e idealizado, sobretudo, para a família, proporcionando cinco dias de entretenimento de manhã à noite, para todas as idades.


Para isso muito contribuiu, este ano, a aposta na reorganização do Cais Ria, zona de relvado junto ao Navio-Museu Santo André, onde se criou um ambiente bastante aprazível para a fruição do espaço, enriquecido com jogos, ateliers, animação de rua, pequenas atuações musicais e aulas de fitness. O sucesso do Cais Ria foi bem visível todos os dias, com milhares de pessoas a usufruírem do espaço, em momentos de pura descontração e prazer, vividos em família. E isso prova, exatamente, que este evento é muito mais do que um festival de música e de bons pratos de bacalhau.


Ali ao lado, no Pavilhão Terra e Mar, passaram durante os cinco dias do festival dezenas de milhares de pessoas, que aí puderam assistir a diversas ações, como os sempre muito concorridos showcookings e degustações. Além disso, a área de artesanato recebeu inúmeros apreciadores das artes manuais.
Como grande protagonista do Jardim Oudinot e do festival, o Navio-Museu Santo André recebeu visitas constantemente, inclusive com visitas guiadas em inglês e francês. De realçar, ainda, o interesse crescente por parte dos turistas estrangeiros de várias nacionalidades, com destaque para os espanhóis, que cada vez mais participam no Festival do Bacalhau.


À semelhança do ano passado, em que o Festival recebeu a Islândia como país convidado, em 2017, o Município de Ílhavo recebeu Espanha, através da região da Galiza. A presença galega fez-se sentir sobretudo no dia 11 de agosto, com exposições e diversas atividades desta região do país vizinho, com destaque para projeto “Enredadas”, atividades para crianças e um showcooking. Este encontro de culturas entre Ílhavo e as comunidades marítimas da Galiza tornou-se numa forte contribuição para estreitar laços de afinidade entre os dois territórios.


Como habitual, os espaços de restauração geridos por dez associações do município, em parceria com as empresas locais de pesca, contaram sempre com sala cheia, tanto nos almoços, como nos jantares.


Destaque ainda para ações com um grande envolvimento da comunidade, inclusive de associações locais, como a Corrida Mais Louca da Ria, que contou com uma enorme apoio por parte do público e a Volta ao Cais em Pasteleira, com uma entusiástica participação.


A dimensão e qualidade que o Festival do Bacalhau atingiu tem contribuído de forma muito relevante para a divulgação dos principais valores do Município de Ílhavo e da Região, constituindo ainda uma importante mais-valia para a dinamização da economia local e para o apoio ao tecido associativo. Para além disso, a realização deste Festival, da responsabilidade da Câmara Municipal de Ílhavo em parceria com a Confraria do Bacalhau, volta a reafirmar o Município de Ílhavo como a Capital Portuguesa do bacalhau.


A terminar fica um agradecimento muito especial a todas as entidades parceiras, com natural destaque para as associações presentes, assim como a todos aqueles que contribuíram para o seu sucesso.


Após conclusão do relatório geral e recolha de todos os dados, serão divulgados os números finais desta edição.

Museu Marítimo de Ílhavo
Centro Cultural de Ílhavo
Biblioteca Municipal de Ílhavo
Forum Municipal da Juventude
CROACI
EMER
Skate Park
Ecocentro Municipal