C.M. Ílhavo - Voltar ao início
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã
Visite Ílhavo Visit Ilhavo
Loja Online Online Store

Festival do Bacalhau leva alguns dos melhores Chefs do país ao Jardim Oudinot

08 de Agosto de 2017
Chakall teka 1 715 9999

Nem só de pratos feitos se faz o Festival do Bacalhau. A partir de quarta-feira, e ao longo de cinco dias, quase duas dezenas de showcookings criam momentos de saber e partilha entre o público e alguns dos Chefs mais conceituados a nível nacional.


No dia de abertura, o Chef Chakall regressa ao Pavilhão Terra e Mar, a partir das 21h00, para mais um momento de cozinha ao vivo. O chef argentino faz showcookings e workshops pelo mundo inteiro. Chakall aposta nos produtos tradicionais, na vivência da cultura e tradições locais, na descoberta de pessoas autênticas.


Quinta-feira, os showcookings arrancam logo às 14h00, com a Delta, às 17h00, segue-se o Chef Paulo Morais, um dos pioneiros da confeção de sushi em Portugal, contando já com mais de 25 anos de carreira. Para além dos seus próprios restaurantes e da autoria de cartas em alguns dos principais restaurantes japoneses, Paulo Morais dedica parte do seu tempo precisamente a partilhar o seu conhecimento na Escola Superior de Hotelaria do Estoril e na Escola de Sushi da Everything About Sushi. A carta da Home True Sushi, cujo sushi estará presente nos concertos das “Noites do Porão”, no Navio Museu Santo André, é da sua autoria. Ainda no dia 10, às 18h00, há showcooking da “Teka para miúdos” com Udine Peixe e, à noite, é Cátia Goarmon, mais conhecida por “Tia Cátia”, quem leva os seus segredos ao Pavilhão Terra e Mar. "Os Segredos da Tia Cátia", inicialmente um programa, agora também um livro, foca a sua ação em três protagonistas: Cátia, a sua casa e a comida. Do habitual cenário da sua quinta para o Jardim Oudinot, alguns dos segredos e truques de Cátia Goarmon para conhecer no Pavilhão Terra e Mar.


Sexta-feira arranca com mais um showcooking da Delta, às 14h00, a que se segue, às 17h00, a Sal Tal Qual/ Algaplus. Às 18h30 de sexta-feira há mais um “Teka para miúdos” com Udine Peixe e à noite, na celebração do Dia da Galiza no Festival do Bacalhau, o showcooking do Chef Alvaro Villasante, proprietário e chef do restaurante Paprica, em Lugo, na Galiza, um dos elementos da forte presença da região galega no evento deste ano.


No sábado, o Pavilhão Terra e Mar abre com a Delta às 14h00, seguindo-se um showcooking da Docapesca, às 17h00. Às 18h30, o Chef Tony Martins promove mais um “Showcooking para miúdos”. O dia fecha com o carismático Chef Pedro Jorge. Depois do sucesso da sua participação no programa MasterChef Júnior, na TVI, Pedro Jorge nunca mais parou. O Festival do Bacalhau recebe-o agora num showcooking em que além de trabalhar todo o potencial do fiel amigo, aplicará o ingrediente chave de todas as suas receitas e do seu sucesso mediático: um carisma bem apurado.


No último dia do Festival do Bacalhau, é a vencedora do concurso “O meu bacalhau é melhor que o teu”, Anabela Pequeno, que abre a maratona de showcookings no Pavilhão Terra e Mar, a partir das 14h00, cozinhando e partilhando as dicas da sua receita de chora de bacalhau com o público. Às 17h00 há showcooking “Horta da Ria” com o Chef Ricardo Marques, do Hotel Montebelo Vista Alegre e o último “Teka para miúdos” é com o chef Tony Martins.


Os showcookings terminam com o Chef Daniel Cardoso que, depois de se destacar no concurso MasterChef Portugal, foi construindo um caminho de sucessos e surpresas. Organizou um crowdfunding para abrir um restaurante – Le Moustache Smokery – em que fuma todos os pratos, desde o bacalhau, à cavala ou ao carapau, com madeiras de vários sabores, adaptando ao nosso país esta técnica norte-americana. Atualmente tem um restaurante, o Armazém da Alfândega, em Aveiro.

Museu Marítimo de Ílhavo
Centro Cultural de Ílhavo
Biblioteca Municipal de Ílhavo
Forum Municipal da Juventude
CROACI
EMER
Skate Park
Ecocentro Municipal